domingo, 20 de março de 2011

O CHAMADO

        Para que os olhos de seus corações sejam iluminados, e assim entendem qual é a esperança de seu chamado, e qual é a riqueza da glória da herança Dele para com os santos (Ef 1:18).

        Os olhos do coração são o discernimento de Espírito. Não confunda os olhos da alma com os olhos do coração. Os olhos do coração/subconsciente são iluminados pelo conhecimento de Deus (Sl 119:11). Ela está dizendo, "Qual seja a vocação", mas sim " Qual seja a esperança da vocação". Qual é a esperança da vossa vocação, senão aquilo que Deus espera que façamos com o nosso potencial: o mesmo que o Senhor da vinha esperava dos servos que receberam talentos.
        A esperança da vocação de cada um era aquilo que o Senhor deles esperava que produzissem de acordo com o esperado. Aquilo que Deus espera de nós no desenvolvimento de nossos talentos é a esperança de nossa vocação. E quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, Ele está dizendo que assim será possível saber quais são as riquezas da glória que haverão de herdar os santos. Isso é nosso trabalho não será vão no Senhor (ICo 15:58).
        A seguir vem o chamado que começa no nosso corpo e termina no espírito. No chamado somos ungidos e santificados para sermos usados no local previamente determinado. Sem esta unção nosso chamado não se estabelece. Com a unção, somos nomeados e designados a cumprir o propósito pelo qual nascemos (Sl 139).
        Uma das grandes verdades que Deus deseja comunicar aos seus filhos é que fomos chamados por Ele não apenas para sermos salvos. Deus nos chamou para sermos semelhantes a Seu Filho. Nosso papel é executarmos o plano de crescimento e maturidade espiritual que Deus estabeleceu para cada um de nós.
        Deus quer que cresçamos na fé e, para isso, devemos observa alguns princípios:
        O primeiro: Entender o caminho da excelência de Deus. Paulo ensina o correr da carreira cristã e isto deve ser dinâmico, com vida e alegria, e não estático e desanimador (ICo 12:31). Um caminho sobremodo excelente.
         Caminho é uma faixa de terreno destinada ao trânsito; estrada, uma direção a ser conquistada ou cumprida.
          Caminhar fala em conquistar e em crescer em Deus e no seu propósito.
          O segundo: Entender o que é crescer em Deus. Conforme está registrado em Romanos 12:2, para crescer é necessário: ser tratado, curado e transformado.
           - Tratamento: Só seremos tratados por Deus quando houver concessão em nós;
           - Cura: Seremos curados se oferecermos opção para sermos confrontados em nossas motivações e conflitos da alma.  Se houver e nós desejo de mudar.
           - Transformação: É produto da consagração das nossas vidas. Quando Deus fala, opera, lança luz em nossa mente e isto gera renovação do nosso entendimento e assim crescemos.
           O terceiro: Entender o referencial de Deus. Crescer até quando? A estatura de Cristo é a única resposta autorizada pela bíblia. Deus quer um povo forte e irrepreensível. O Salmo 119:1 se expressa: "Bem aventurados os irrepreensíveis em seu caminho, os que andam na lei do Senhor." Ele busca um povo maduro na fé e realizador. Em Tito 2:14 encontramos essa escritura: "O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda iniquidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso e de boas obras". Enfim, Deus quer que andemos no Espírito, livre da atracão do pecado e em vitória sobre a natureza corrompida da carne.
            Concluo dizendo que o caminho do crescimento vem quando minha vida está ajustada, organizada, submetida e dependente do Espírito Santo para que nada impeça eu cumprir o meu chamado pelo qual fui chamado.


FONTE: MIRANDA, FRANCISCO. Soteriologia. Palmas, TO - Brasil. Ed. IBIPress, 2011



           Deus que o Senhor possa cumprir em nós o verdadeiro chamado! Venha nos capacitar para que estejamos com a vida ajustada e que coloquemos nossa confiança em Ti. e, venhamos ser totalmente dependente da tua unção, graça e amor. Que venhamos colocar nossos corações em coisas que agrada a Ti. Que o Senhor seja o centro de toda e qualquer decisão nossa.  


Ao meu professor de teologia Francisco Miranda e todos os meus colegas do IBI, um forte abraço.
Que Deus posso nos conceder sabedoria máxima. ( :  

Nenhum comentário:

Postar um comentário